sexta-feira, 5 de agosto de 2011

211MA - 1ª Aula - Clonagem

1ª aula - 211MA

Clonagem e células-tronco


A CLONAGEM é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada.

Todos nós já fomos uma célula única, resultante da fusão de um óvulo e um espermatozóide. Esta primeira célula já tem no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. Logo após a fecundação, ela começa a se dividir: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante. Pelo menos até a fase de oito células, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser humano completo. São chamadas de totipotentes. Na fase de oito a dezesseis células, as células do embrião se diferenciam em dois grupos: um grupo de células externas que vão originar a placenta e os anexos embrionários, e uma massa de células internas que vai originar o embrião propriamente dito. Após 72 horas, este embrião, agora com cerca de cem células, é chamado de blastocisto. É nesta fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina. As células internas do blastocisto vão originar as centenas de tecidos que compõem o corpo humano. São chamadas de células tronco embrionárias pluripotentes. A partir de um determinado momento, estas células somáticas - que ainda são todas iguais - começam a diferenciar-se nos vários tecidos que vão compor o organismo: sangue, fígado, músculos, cérebro, ossos etc. Os genes que controlam esta diferenciação e o processo pelo qual isto ocorre ainda são um mistério. O que sabemos é que uma vez diferenciadas, as células somáticas perdem a capacidade de originar qualquer tecido. As células descendentes de uma célula diferenciada vão manter as mesmas características daquela que as originou, isto é, células de fígado vão originar células de fígado, células musculares vão originar células musculares e assim por diante. Apesar de o número de genes e de o DNA ser igual em todas as células do nosso corpo, os genes nas células somáticas diferenciadas se expressam de maneiras diferentes em cada tecido, isto é, a expressão gênica é específica para cada tecido.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Por que os gêmeos idênticos são considerados clones?

2- Como o grupo define uma célula somática?

3- Qual a estrutura que se fixa no útero?

4- O que são células tronco embrionárias pluripotentes?

5- O processo de formação dos diferentes tecidos do organismo ocorre por mitose ou meiose? Justifique sua resposta.


25 comentários:

Maite, Nikolas, Thales, Vitor disse...

3 - a estrutura que se fixa no utero é o embrião

Anônimo disse...

meu nome nao é jonny

Caio, Denival,Izabela Ferreira, Juliana disse...

1-Os gêmios idênticos podem ser considerados clone , pois possuem o mesmo material genético (DNA), ou seja se originaram do mesmo óvulo fertilizado.
2- Células somáticas são todas as células do corpo exceto as células germinativas.
3-A estrutura que se fixa no útero é o Embrião.
4-Depois de 72 horas o embrião tem cerca de 100 células, chamadas blastocisto. As células internas do blastocito vão originar centenas de tecidos que compoêm o corpo humano sendo assim chamadas de células tronco embrionárias pluripotentes.
5-Mitose, porque a meiose só acontece nas células germinativas.

beatriz, breno, diogo, gustavo, isabela, julia disse...

Nomes: Beatriz, Breno, Diogo, Gustavo, Isabela, Julia
N° 3,4,11,14,16,19
turma: 211ma

1. pois uma célula se duplica idêntica geneticamente e com o mesmo numero de cromossomos

2. as células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares q não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele.

3. É o embrião que se fixa no útero.

4. São células capazes de diferenciarem-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários.

5. Mitose, porque ela forma duas células filhas identicas a célula mãe. Com isso é formado os tecidos.

Adrielli Vida, Ana Carolina Gaudard,Bruno Carraro,Carlos Alberto Moneiro, Henrique Costa disse...

Atividade 1

1 - Se originam da mesma celula zigoto, são iguais geneticamente, que se dividem em duas e seguem o desenvolvimento.

2 - Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas na reprodução, tal como as células da pele (epiteliais).

3 - O embrião.

4 - efinição de pluripotência é usada para se referir a uma célula tronco que tem potencial de se diferenciar em qualquer uma das três camadas germinativas; endoderma,mesoderma,ectoderma.

5 - Por mitose. As células que se originam de meiose são iguais a célula mãe, ou seja as células diferentes do organismo se formam por mitose.

Laura. Letícia, Mattheus e Victor Sá disse...

1 - Os gêmeos univitelinos ou idênticos são considerados clones pois se originam do mesmo óvulo fecundado, que se duplica, possuindo então o mesmo material genético da célula-mãe, assim como os clones.
2- Células somáticas ou diploides são todas as que tem o número máximo de cromossomos da espécie, sendo todas, menos os gametas.
3 - A estrutura que se fixa no útero é o blastocisto.
4 - As céluals tronco embrionárias pluripotentes são as capazes de se tornarem qualquer célula de qualquer tecido do corpo humano, salvo os da placenta.
5 - Por mitose. A mitose é o processo de duplicação de células diploides e são elas as responsáveis pela regeneração dos tecidos, crescimento e formação dos mesmos.

Maite, Nikolas, Thales, Vitor disse...

Maite, Nikolas, Thales, Vitor

1- Porque eles são formados pelo mesmo zigoto que se subdividem em duas células que formam dois seres com o mesmo DNA.
2- As células somáticas são qualquer célula do corpo que dão forma a tecidos e a órgãos do corpo. Todas as células de um animal, exceto as celulas do sexo (os espermatozóides e os óvulos).
3- a estrutura que se fixa no utero é o embrião
4- Células tronco tem a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo , as células tronco embrionárias são aquelas encontradas em embriões , e são chamadas pluripotentes. É essa capacidade de se transformar que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado.
5- Todos os tecidos do nosso corpo são formados através da mitose. Resumindo, todas as células que encontramos no nosso corpo são formadas por mitose, menos as células somáticas ( espermatozóide e óvulo) que são formados pelo processo da meiose.

Maria Clara 24, Maria Luiza 25, Milton 29, Vinicius 34 disse...

1) Pois seu material genético é idêntico, visto que eles são originados do mesmo zigoto, das células embrionárias, que se dividiram em duas e assim seguiu o desenvolvimento do ser.
2) As células somáticas são todas do organismos multicelular, exceto as reprodutivas (gametas): óvulos e espermatozóides.
3) A estrutura que se fixa no útero para a clonagem é o embrião, que é a junção dos gametas. Colocando-se no útero de uma "mãe-de-aluguel" para um melhor desenvolvimento do clone.
4) São as centenas de tecidos que compõem o corpo humano. Esses tecidos se originam das células internas do blastocisto.
5) Mitose, pois é a clonagem de células somáticas, ou seja, tecidos.

Anônimo disse...

1-O grupo define que por célula somática são as células do corpo que formam as células da pele (epiteliais). O núcleo dessa célula so se divide apenas por mitose. As células somaticas são celulas diplodes que possuem a carga genética total com 46 cromossomos. Todas as células do nosso corpo são somáticas,exeto os gametas: óvulo e espermatozóide.
21)Etendemos que os gemeos identicos são considerados clones,pois acabam se originam de uma divisao de óvulos fertilizados,sendo assim possuem as mesmas caracteristicas fisicas e o mesmo DNA.
3- O embriao formado se fixa na placenta do utero,apos algumas horas transformará em blastocisto.
4-São celulas que tem capacidade de se transforma em qualquer outra celula do tecidos.
5-Mitose,pois uma célula -mae gera duas outras celulas-filhas geneticamente identicas entre si e são celulas somaticas. Sendo assim,os tecidos são formados através de mitose.

Anônimo disse...

Camila 7, Carmem 9, Gabriel 12, Gustavo 13, João Paulo 18

1- Gêmeos idênticos têm o mesmo material genético, já que são monozigóticos, ou seja, foram formados a partir do mesmo zigoto. E o que os cientistas buscam com a clonagem é formar dois seres com o mesmo material genético e mesmas características, o que ocorre naturalmente com os gêmeos univitelinos.

2-Células somáticas são as células diplóides, ou seja, que possuem a carga genética total (2n, ou 46 cromossomosno caso humano).
Todas as células do nosso corpo são somáticas, exceto os gametas: óvulo e espermatozóide.

4- Células tronco embrionárias pluripotentes são capazes de se transformar em qualquer células de qualquer tecido do corpo humano. Estas células têm o potencial de se diferenciarem em qualquer célula de um organismo, como por exemplo neurônios e fibroblastos, a única exceção são as células que formam os anexos embrionários (placenta, entre outros), que não podem ser geradas a partir de células-tronco embrionárias.

5- Mitose. Porque é formada por células somáticas que dividem seus cromossomos em duas células filhas idênticas.

Anônimo disse...

Camila 7, Carmem 9, Gabriel 12, Gustavo 13, João Paulo 18

1- Gêmeos idênticos têm o mesmo material genético, já que são monozigóticos, ou seja, foram formados a partir do mesmo zigoto. E o que os cientistas buscam com a clonagem é formar dois seres com o mesmo material genético e mesmas características, o que ocorre naturalmente com os gêmeos univitelinos.

2-Células somáticas são as células diplóides, ou seja, que possuem a carga genética total (2n, ou 46 cromossomosno caso humano).
Todas as células do nosso corpo são somáticas, exceto os gametas: óvulo e espermatozóide.

3-Blastocisto

4- Células tronco embrionárias pluripotentes são capazes de se transformar em qualquer células de qualquer tecido do corpo humano. Estas células têm o potencial de se diferenciarem em qualquer célula de um organismo, como por exemplo neurônios e fibroblastos, a única exceção são as células que formam os anexos embrionários (placenta, entre outros), que não podem ser geradas a partir de células-tronco embrionárias.

5- Mitose. Porque é formada por células somáticas que dividem seus cromossomos em duas células filhas idênticas.

Marianna,Monique,Paola disse...

Marianna,Monique e Paola
211MA - 27,30 e 36

1-O grupo define que por célula somática são as células do corpo que formam as células da pele (epiteliais). O núcleo dessa célula so se divide apenas por mitose. As células somaticas são celulas diplodes que possuem a carga genética total com 46 cromossomos. Todas as células do nosso corpo são somáticas,exeto os gametas: óvulo e espermatozóide.
21)Etendemos que os gemeos identicos são considerados clones,pois acabam se originam de uma divisao de óvulos fertilizados,sendo assim possuem as mesmas caracteristicas fisicas e o mesmo DNA.
3- O embriao formado se fixa na placenta do utero,apos algumas horas transformará em blastocisto.
4-São celulas que tem capacidade de se transforma em qualquer outra celula do tecidos.
5-Mitose,pois uma célula -mae gera duas outras celulas-filhas geneticamente identicas entre si e são celulas somaticas. Sendo assim,os tecidos são formados através de mitose.

Professora Elita Maria disse...

Caio, Denival,Izabela Ferreira, Juliana
211MA

Aula nº1
Corrigir a resposta da questão nº3.

Aula nº 2
Não encontrei as respostas das questões.

Professora Elita Maria disse...

Nomes: Beatriz, Breno, Diogo, Gustavo, Isabela, Julia
N° 3,4,11,14,16,19
turma: 211ma

Aula nº 1
Questão nº 1 - A partir de qual célula inicia a duplicação....
Questão nº 3 - Qual é a resposta?
Questão nº5 - Melhorar a justifi-cativa.

Aula nº 2

Não encontrei as respostas referentes a 2ª aula.

Professora Elita Maria disse...

Adrielli Vida, Ana Carolina Gaudard,Bruno Carraro,Carlos Alberto Moneiro, Henrique Costa

Aula nº 1
Resposta da questão nº 3 - rever
Resposta nº5 apresenta erro referente ao tipo de divisão.

Aula nº 2
Resposta nº 1- erro na resposta
Resposta nº 4 - rever a resposta.

Professora Elita Maria disse...

Laura. Letícia, Mattheus e Victor
211MA
Parabéns.
Aula nº1 - OK
Aula nº 2- OK

Professora Elita Maria disse...

Maite, Nikolas, Thales, Vitor
211MA

Aula nº 1
Questão nº 3 - resposta errada
Questão nº 5 - Erro na resposta ao se referir ao espematozóide e ao óvulo.


Aula nº 2
Não encontrei respostas referentes a esta aula.

Professora Elita Maria disse...

Maria Clara 24, Maria Luiza 25, Milton 29, Vinicius
211MA

Aula nº 1
Resposta nº 3 - ???
Resposta nº 5 - Melhorar a justifi-cativa

Aula nº 2
Resposta nº 4 - Não existe coerência na resposta ("O embrião se desenvolve dentro do óvulo?")

Professora Elita Maria disse...

Camila 7, Carmem 9, Gabriel 12, Gustavo 13, João Paulo 18
211MA

1ª aula - OK

2ª aula
resposta da questão nº 4 - não existe coerência na resposta. (" O embrião se desenvolve dentro do óvulo? Como se forma a placenta?")

Professora Elita Maria disse...

Marianna,Monique e Paola
211MA - 27,30 e 36


Aula nº 1
. Corrigir a resposta 3;
. Completar a resposta 4.

Aula nº 2
Não encontrei as respostas referentes a esta aula.

Adrielli Vidal, Ana Carolina Gaudard, Bruno Carraro, Carlos Alberto e Henrique Costa disse...

Adrielli Vidal, Ana Carolina Gaudard, Bruno Carraro, Henrique Costa, Carlos Alberto
Aula 1
3) A célula que é formada no útero e o blastocitos .

5) Por mitose. Apenas nas células germinativas acontecem o processo de meiose. Lá acontece a duplicação das células, identicas as células mãe, formando os tecidos.

Aula 2

1) Clonagem reprodutiva. Foi retirada de uma célula das glandulas mamária, branca. Essa célula foi fecundada em outra ovelha, no caso preta. A ovelha nasceu idêntica a ovelha branca, a mesma que a doou material genético.

4)Porque é lá o lugar para se desenvolver o feto. Não existe um outro lugar mais adequado para se ''criar'' um bebê. Lá se forma a placenta, que é um material que tem como função nutrir o feto.

Maitê , Vitor Dumas , Nikolas , Thales Ávila . (CORREÇÃO DA 3° e 5° QUESTÃO) disse...

3 - Blastocito é a estrutura que se fixa no útero.
5- Mitose.A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares.

Anônimo disse...

Nomes: Camila, Carmem, Gabriel, Gustavo Rebello, João Paulo
Números: 7, 9, 12, 13, 18
Turma 211MA

CORREÇÃO DO COMENTÁRIO
AULA 1 - OK
AULA 2

4-Isto provavelmente ocorreu porque o óvulo, quando fecundado e que não tinha um núcleo, tem mecanismos, para nós ainda desconhecidos, para reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos, o que ocorre no processo normal de fertilização. Mas se utilizasse uma célula diferente da do óvulo a clonagem poderia não acontecer, ou dar algo errado, pois é um mecanismo próprio do óvulo.

AULA 3 - OK

Beatriz, Breno, Diogo, Gustavo, Isabela, Julia (CORREÇAO DO COMENTARIO) disse...

Aula 1
1.Se originam do mesmo ovulo fecundado que se duplicam tendo mesmo material genetico da celula mãe.
2.A estrutura que se fixa no útero é o blastocisto.
5.mitose . porque as celulas-mães geram duas celulas-filhas geneticamente iguais e são celulas somaticas, os tecidos são formados através de mitose.
Aula 2
1 – clonagem reprodutiva. que coloca o núcleo de uma célula somática em um óvulo anucleado.
2.branca. porque a ovelha negra cedeu somente o óvulo, então a ovelha Dolly possui caracteristicas da ovelha branca, pois não houve interferimento do material genetico da ovelha negra.
3.porque ele deve ter o mesmo numero de cromossomos da mesma especie, isso so acontece com celulas somaticas.
4. Porque o óvulo fecundado é a única célula que pode originar a placenta,que é responsável pela nutrição do feto.
5.A clonagem é um grande avanço tecnologico, é muito importante para medicina que tem seus pontos bons e ruins.E a Dolly representou o inicio de muitas novas experiencias na ciencia e sendo muita significativa.

Caio (06), Denival (10), Izabela Ferreira (17) e Juliana (20) disse...

Caio (06), Denival (10), Izabela Ferreira (17) e Juliana (20)
Turma: 211MA

Correção do comentário
Aula 1)
3- A estrutura que se fixa no útero é o blastocisto, posteriormente embrião.

Aula 2) toda (estava ausente)
1 - Como material inicial, foram extraídos: 1 óvulo de ovelha negra; 1 célula do tecido mamário de uma ovelha branca.
O óvulo de ovelha negra teve seu núcleo retirado, e se tornou temporariamente em célula anucleada.
A célula do tecido mamário da ovelha branca teve seu núcleo extraído e armazenado. Após armazenado, este núcleo foi introduzido no lugar do núcleo da ovelha negra, ou seja, o óvulo da ovelha negra agora é diploide graças ao núcleo celular da ovelha branca.
Os fatores biológicos compreendem isso como fecundação. Assim, a célula que agora é zigoto, começou a se reproduzir, originando um novo ser idêntico à Dolly, por conter o mesmo material genético, o fator biológico que define a espécie e características.

2- A ovelha gerada é da mesma cor que a doadora de material genético, ou seja, é de cor branca.

3- O óvulo é constantemente indivisível biologicamente enquanto não houver material genético suficiente para tal processo de divisão celular. Para que o óvulo vire um zigoto e finalmente comece a construir um novo ser, o óvulo deve ser fecundado, isto é, um espermatozóide deverá fecundar e completar o núcleo, antes n (haplóide) para se tornar diploide (2n),e começar mitose e processos iniciais para se tornar embrioblasto, e depois formar um ser completo. O núcleo deveria ser diploide para ocorrencia. Como o tecido mamário era diploide, o núcleo 2n é funcional, pois tal como um núcleo de óvulo fecundado, contém a quantidade e qualidade certa de DNA para procriação.

4 - A célula do óvulo é a principal responsável pela construção biológicas das primeiras estruturas para formação da prole da ovelha, ou seja, é uma célula dita INDIFERENCIADA, ou seja, ainda não tem função definida, sendo condicionada pela necessidade a suprir qualquer necessidade posterior no organismo. Assim, esta célula pode adquirir a característica e se tornar DIFERENCIADA, ou seja, atuando numa área específica do corpo. Assim, a célula do óvulo é a mais apropriada para tal fim, já que é a célula especializada em procriação.

5 - Todos do grupo concordaram que a clonagem é um avanço científico-tecnológico imenso, e que com certeza trará ajuda à área da medicina. Além disso, outros ramos da clonagem podem favorecer pessoas que sofreram perdas parciais através de, claro, mais avanços na área.