quinta-feira, 18 de agosto de 2011

2ª Aula - 211MB - Clonagem Reprodutiva

2ª aula

Clonagem Reprodutiva

O nascimento da ovelha Dolly possibilitou que passássemos a avaliar a clonagem humana como algo viável. Paralelamente, trouxe opções das quais poderíamos nos beneficiar: desde a possibilidade de pessoas que precisam ser transplantadas conseguirem órgãos compatíveis; à esperança de ter de volta aquele ente querido que morresse; ou mesmo a realização da ideia de se tornar imortal. Além disso, também trouxe muitas discussões, dúvidas e posicionamentos favoráveis e não favoráveis.
Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

Tal novidade abriu portas para novas pesquisas, uma vez que até então se acreditava que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes. Por outro lado, a experiência com Dolly levantou um grande número de desafios. Um dos primeiros inclui o fato de esses procedimentos, até agora, provocarem um alto índice de tentativas malsucedidas até que se consiga que uma gestação vá até o fim. Outro ponto significativo é a questão de como driblar os problemas de saúde que a grande maioria dos indivíduos clonados tem apresentado – inclusive o envelhecimento precoce. Dolly, por exemplo, desenvolveu artrite precocemente, o que não costuma acontecer em indivíduos com a idade que tinha na época.

Assim, surgem novas questões interessantes, como: será que a clonagem humana é realmente possível? Se sim, será que tal procedimento é ético? Quais seriam os riscos e as implicações desse fato? O que fazer com os possíveis clones que nascerão com deficiências significativas e que forem rejeitados pelas suas famílias? Talvez prevendo as implicações éticas dessa questão, em 2003 foi assinado um documento no qual diversos países, inclusive o nosso, buscam proibir esse tipo de clonagem em humanos, denominada clonagem reprodutiva.

Por outro lado, surge uma nova possibilidade: a clonagem terapêutica, também – e mais adequadamente – chamada de clonagem para fins biomédicos, clonagem para a pesquisa terapêutica, ou clonagem investigativa. Esta se diferencia da clonagem reprodutiva porque não tem como objetivo a implantação da célula, o que inviabiliza a possibilidade de se gerar um novo ser vivo, clonado. Assim, permitiria com que, a partir de células capazes de se diferenciar, qualquer tipo de tecido fosse formado; driblando muitas das implicações éticas significativas que a clonagem reprodutiva apresenta

.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Qual foi o procedimento utilizado para a clonagem da ovelha Dolly?

2- A partir de seus conhecimentos a ovelha Dolly tinha cor branca ou preta? Justifique sua resposta.

3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para se obter um clone. Explique o porquê desta escolha?

4- Por que foi utilizado o óvulo para receber o núcleo de uma célula somática e não qualquer outra célula do organismo?

5- Cite a(s) opinião(ões) do grupo em relação a pesquisa referente a clonagem.

10 comentários:

Anne, Carolina, Lara disse...

Nomes: Anne, Carolina, Lara
Turma: 211MB
Números: 03, 08, 16

1-Foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária.

2-Branca, porque o núcleo usado pertencia a uma ovelha branca.

3-Porque a célula somática que formaria os órgãos e tecidos da ovelha.

4-Porque a célula passou a se comportar tal como o óvulo que acabou de ser fecundado, fazendo ela nascer idêntica a dona do núcleo.

5-O grupo não concorda com a clonagem, pois as pessoas não iriam aceitar e iriam discriminar um ser diferente.

Ana Paula, Bárbara, Helena, Júlia Leite, Leticia Duque disse...

Nomes: Ana Paula, Bárbara,Helena, Júlia, Leticia Duque.
Números:02,04,12,13,18.
Turma: 211MB




1- Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

2- A ovelha Dolly nasceu com a cor branca pois herdou da ovelha branca o DNA contido nos cromossomos do núcleo da célula mamária.

3- Para a obtenção de um clone, este óvulo anucleado, no qual foi transferido o núcleo da célula somática, foi inserido para o útero de uma outra ovelha. No caso da clonagem humana reprodutiva, a proposta seria retirar-se o núcleo de uma célula somática, que teoricamente poderia ser de qualquer tecido de uma criança ou adulto, inserir este núcleo em um óvulo e implantá-lo em um útero. Se este óvulo se desenvolver teremos um novo ser com as mesmas características físicas da criança ou adulto de quem foi retirada a célula somática. Seria como um gêmeo idêntico nascido posteriormente.

4- O óvulo é a única célula que já possui no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. O DNA nas células fica extremamente condensado e organizado em cromossomos. Com exceção das nossas células sexuais, o óvulo e o espermatozóide, que têm 23 cromossomos, todas as outras células do nosso corpo têm 46 cromossomos. Em cada célula, temos 22 pares que são iguais nos dois sexos, chamados autossomos, e um par de cromossomos sexuais: XX no sexo feminino e XY no sexo masculino. Essas células com 46 cromossomos são chamadas células somáticas.

5- O assunto clonagem gera várias opiniões diferentes dentro do grupo.

Alguns acreditam que a clonagem se for bem desenvolvida pode gerar vários benefícios para a sociedade, mas sempre se mantendo dentro dos padrões éticos impostos pela lei e sem que ninguém saia prejudicado pelo procedimento.
Outros acreditam que a clonagem deve ser completamente restrita se for pra o fim de reprodução, ou seja ,quando há a idéia de copiar outro ser , que já existiu na tentativa de suprir a ausência do ente querido.

Porém há uma concordância entre todos, de que, se a clonagem não vier com o intuito de “fazer copias” e sim de beneficiar a doentes e necessitados não há motivos para restringi-la. E sim motivos para incentivá-la.

Caio, Carlos, Denys e Juliana Fernandes disse...

Nomes: Caio, Carlos, Denys e Juliana Fernandes
Nº: 06, 07, 11, 14.

1- Ela (Dolly) foi clonada através de uma célula somática diferenciada, a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Então a célula passou a se comportar como um óvulo que acabou de ser fecundado.

2- Branca, pois a célula da glândula mamária que foi utilizada para fazer a clonagem era de uma ovelha branca, e o óvulo sem núcleo de uma ovelha negra e como o núcleo da célula era de uma ovelha branca as caractéricas dessa ovelha "passaram" pra Dolly.

3-O processo pode gerar clones tanto para finalidades reprodutivas quanto para terapêuticas e biomédicas.Assim poderia se diferenciar qualquer tipo de tecido formado.

4 - Pois se tratando de clones o ovulo recebe a celula somatica com intençao de multiplicar, ou seja, fecundar a celula, formando o clone.

5- Em certo ponto a clonagem poderia ser muito boa possibilitando as pessoas conseguirem orgãos compatíveis e evitando muitas mortes, e por outro lado poderiam existir de certos seres humanos com certas doenças e serem excluidos pela sociedade.

Anônimo disse...

Nome: Alexandra, Caroline, Juliana
Nº: 01, 09, 15
Turma: 211MB

1 - Uma célula da glândula mamária de uma ovelha branca foi colocada num óvulo sem núcleo de uma ovelha negra. O óvulo foi fecundado, gerando Dolly, uma ovelha branca, que tinha mesma coloração da ovelha de onde foi retirado o núcleo.

2 - Branca. Pois nasceu idêntica a ovelha branca, dona do núcleo.

3 - Porque as células somáticas formam, por exemplo, órgãos, pele e ossos. E são utilizadas no lugar do espermaozóide e do óvulo, sendo assim um método artificial.

4 - Pois o óvulo, tem mecanismos ainda não conhecidos, que podem reprogramar o DNA fazendo todos seus genes se tornarem novamente ativos, fazendo acontecer normalmente, a fertilização.

5 - O grupo chegou a uma conclusão de que a clonagem tem um ponto positivo e um ponto negativo. Ela pode

Alexandra, Caroline e Juliana disse...

Esta é a certa
Nome: Alexandra, Caroline, Juliana
Nº: 01, 09, 15
Turma: 211MB

1 - Uma célula da glândula mamária de uma ovelha branca foi colocada num óvulo sem núcleo de uma ovelha negra. O óvulo foi fecundado, gerando Dolly, uma ovelha branca, que tinha mesma coloração da ovelha de onde foi retirado o núcleo.

2 - Branca. Pois nasceu idêntica a ovelha branca, dona do núcleo.

3 - Porque as células somáticas formam, por exemplo, órgãos, pele e ossos. E são utilizadas no lugar do espermaozóide e do óvulo, sendo assim um método artificial.

4 - Pois o óvulo, tem mecanismos ainda não conhecidos, que podem reprogramar o DNA fazendo todos seus genes se tornarem novamente ativos, fazendo acontecer normalmente, a fertilização.

5 - O grupo chegou a uma conclusão de que a clonagem tem um ponto positivo e um ponto negativo. Ela traz ao mesmo tempo, a possibilidade de pessoas poderem ser transplantadas com órgãos compativeis, mas questões sobre ética, discussões e duvidas, sobre os incertos clones.

Letícia Neves, Rayani, Sara, Thaís e Yasminni disse...

Nome: Letícia Neves, Rayani, Sara, Thaís e Yasminni
Nº. 19, 28, 31, 32 e 35
Turma: 211MB

1- Dolly foi clonada a partir de células somáticas diferenciadas. Isso aconteceu quando uma célula da glândula mamária de uma ovelha branca foi colocada num óvulo sem núcleo de uma ovelha negra e assim nasceu Dolly idêntica a dona do núcleo.

2- Dolly nasceu branca, pois o núcleo das células mamaria contem o DNA da dona que tinha cor branca.

3- Porque para haver uma clonagem, deve-se retirar o núcleo de uma célula somática de um tecido qualquer e inserí-lo no óvulo. E, com esse processo, é possível ocorrer a clonagem tanto terapêutica, quanto a para fins biomédicos. A célula somática então, que formaria os órgãos e tecidos do clone (no caso, a ovelha).

4- Porque o óvulo além de ter DNA capaz de trazer informações genéticas, ele ao receber o núcleo de uma célula somática passa a se comportar como um óvulo que acaba de ser fecundado, gerando então um ser idêntico ao dono do núcleo.

5- A conclusão do grupo foi que a clonagem tem dois pontos, um positivo que através dela os cientistas poderiam achar solução para doenças, assim evitando várias mortes e o ponto negativo é que se fosse criado um clone para a "sociedade" esse poderia sofrer um preconceito por ser diferente de todos aqueles que conviva com ele.

Ana Luiza, Letícia, Luiza e Maria Clara disse...

Nomes: Ana Luiza, Letícia, Luiza e Maria Clara
Números: 36, 20, 21, 23

1- Pegaram uma célula somática diferenciada da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha preta.

2- Dolly era branca. Porque apesar do óvulo usado na clonagem ter sido de uma ovelha negra, o núcleo que contém o material genético para determinar características era de uma ovelha branca.

3- Porque se fosse uma célula com finalidade de reprodução, ela teria apenas metade dos cromossomos e não formaria corretamente os órgãos e tecidos do corpo do clone.

4. O óvulo é a única célula possui em seu núcleo o DNA com informações geneticas certas para gerar um novo ser. O DNA nas células fica condensado e organizado em cromossomos, com a diferença das células sexuais, o óvulo e o espermatozóide, 23 cromossomos, todas as outras células do nosso corpo têm 46 cromossomos. Em cada célula, temos 22 pares que são iguais nos dois sexos, autossomos, que são representados como: XX no sexo feminino e XY no sexo masculino. Essas células com 46 cromossomos são chamadas células somáticas.

5. A clonagem é um assunto muito polemico, gerando assim opiniões diversas:
É legal e interessante, só que todo o grupo acha um procedimento errado pelo fato de "copiar" algo que já existe gerando assim, a não reprudução de novos seres.

Matheus Valadares,Pedro,Raylla e Thiago. disse...

Nome:Matheus Valadares, Pedro, Raylla e Thiago.
N°:24,27,29,33.
Turma: 211MB

1- O procedimento utilizado na clonagem da ovelha Dolly foi feita a partir de uma célula somática (glândula mamária) ,onde, foi feita a transferência do núcleo de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha preta, sendo assim partir de então considerado um óvulo fecundado.
2- Dolly nasceu com a cor branca,devido ter adiquirido o DNA da ovelha branca onde foi retirado seu núcleo contendo nele, os cromossomos.
3- Pois as células somáticas formam os tecidos, ou seeja, as células somáticas formariam os tecidos da orelha identico a da ovelha clonada.
4-Porque o óvulo quando é fecundado,exerce função que tiram seus genes ativos, o oque ocorre no processo de fecundação.
5-Alguns membros do grupo concordam pois a clonagem pode beneficiar muitas pessoas qut precisam de transplante e não encontram um doador compatível , porém , outros acham que clonar é uma coisa meio anti-ética porque os cientistas estariam ''brincando '' de ser Deus fazendo isso , apesar de ser um grande avanço cientifico .

Rodrigo, Marcelo, Vitor, Matheus disse...

Nomes: Rodrigo, Marcelo, Vitor, Matheus
Números: 30, 22, 34, 25

1- Pegaram uma célula somática diferenciada da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo de uma ovelha preta.

2- Branca. Pois nasceu idêntica a ovelha branca, dona do núcleo.

3- Porque se fosse uma célula com finalidade de reprodução, ela teria apenas metade dos cromossomos e não formaria corretamente os órgãos e tecidos do corpo do clone.

4. O óvulo é a única célula possui em seu núcleo o DNA com informações geneticas certas para gerar um novo ser. O DNA nas células fica condensado e organizado em cromossomos, com a diferença das células sexuais, o óvulo e o espermatozóide, 23 cromossomos, todas as outras células do nosso corpo têm 46 cromossomos. Em cada célula, temos 22 pares que são iguais nos dois sexos, autossomos, que são representados como: XX no sexo feminino e XY no sexo masculino. Essas células com 46 cromossomos são chamadas células somáticas.

5. Alguns membros do grupo concordam pois a clonagem pode beneficiar muitas pessoas qut precisam de transplante e não encontram um doador compatível , porém , outros acham que clonar é uma coisa meio anti-ética porque os cientistas estariam ''brincando '' de ser Deus fazendo isso , apesar de ser um grande avanço cientifico .

Professora Elita Maria disse...

Nomes: Caio, Carlos, Denys e Juliana Fernandes
Nº: 06, 07, 11, 14

Aula nº 1 - ATENÇÃO
Não encontrei dados do grupo.

Aula nº 2 - Realizar as correções dos itens nº3 e nº 4.