sexta-feira, 5 de agosto de 2011

211MC - 1ª Aula - Clonagem

1ª aula - 211MC

Clonagem e células-tronco


A CLONAGEM é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada.

Todos nós já fomos uma célula única, resultante da fusão de um óvulo e um espermatozóide. Esta primeira célula já tem no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. Logo após a fecundação, ela começa a se dividir: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante. Pelo menos até a fase de oito células, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser humano completo. São chamadas de totipotentes. Na fase de oito a dezesseis células, as células do embrião se diferenciam em dois grupos: um grupo de células externas que vão originar a placenta e os anexos embrionários, e uma massa de células internas que vai originar o embrião propriamente dito. Após 72 horas, este embrião, agora com cerca de cem células, é chamado de blastocisto. É nesta fase que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina. As células internas do blastocisto vão originar as centenas de tecidos que compõem o corpo humano. São chamadas de células tronco embrionárias pluripotentes. A partir de um determinado momento, estas células somáticas - que ainda são todas iguais - começam a diferenciar-se nos vários tecidos que vão compor o organismo: sangue, fígado, músculos, cérebro, ossos etc. Os genes que controlam esta diferenciação e o processo pelo qual isto ocorre ainda são um mistério. O que sabemos é que uma vez diferenciadas, as células somáticas perdem a capacidade de originar qualquer tecido. As células descendentes de uma célula diferenciada vão manter as mesmas características daquela que as originou, isto é, células de fígado vão originar células de fígado, células musculares vão originar células musculares e assim por diante. Apesar de o número de genes e de o DNA ser igual em todas as células do nosso corpo, os genes nas células somáticas diferenciadas se expressam de maneiras diferentes em cada tecido, isto é, a expressão gênica é específica para cada tecido.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Por que os gêmeos idênticos são considerados clones?

2- Como o grupo define uma célula somática?

3- Qual a estrutura que se fixa no útero?

4- O que são células tronco embrionárias pluripotentes?

5- O processo de formação dos diferentes tecidos do organismo ocorre por mitose ou meiose? Justifique sua resposta.

10 comentários:

Alunos 211MC disse...

Nome : Camila (06) ,Fernanda (10) ,Juliano (18) ,
Turma : 211MC

1Por que eles são formados pelo mesmo genoma ,e o óvulo é produzido e fecundado por um único espermatozóide que se divide e dá origem aos gêmeos idênticos.

2-Células somática são qualquer célula do corpo que dê forma a tecidos e a órgãos do corpo, tal como a célula da pele. Todas as células de um animal, à excepção das celulas do sexo (os espermatozóides e os óvulos.

3O blastocisto.

4São as células que originam todos os tecidos do corpo humano e elas se localizam na parte interna do blastocisto.

5Ocorre por Mitose ,pois é atrvaés do processo de mitose que irá ocorrer a formação e o desenvolvimento do organismo dos seres vivos;a regeneração de tecidos lesados(algum machucado);e também é através da mitose que irá acontecer a reprodução de seres vivos unicelulares eucariontes(não possuem membrana nuclear)ex: ameba, paramérssio.

oi disse...

Nomes: Amanda, Julia, Karina
Números: 1, 17, 20
Turma: 211MC
1-Porque eles vêm da divisão de um mesmo óvulo que se uniu ao espermatozóide.
2-União de um óvulo e um espermatozóide para formar uma gameta, com 46 cromossomos cada.
3-O embrião.
4-As células que são capazes de se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e partes do embrião.
5-Mitose. Porque é formada por células somáticas, e elas dividem seus cromossomos em duas células filhas idênticas.

Vitor, Rudá, Tulio, Vitor Guerrero disse...

Tulio, Rudá, Vitor Guerrero e Vitor Gomes

1 - Pois a sequência de genes presente no cariótipo desses gêmeos, denominados idênticos, é igual, onde o óvulo é fecundado por apenas 1 espermatozoide.

2 - Qualquer célula do corpo que tem a quantidade total de cromossomos, ou que não seja reprodutiva.

3 - O segundo estágio do embrião, quando este atinge 64 células, chamado Blastocisto.

4 - Aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, com exceção da placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, considerada a fase do blastocisto.

5 - As células somáticas se dividem por mitose, com o objetivo de se manterem com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe, enquanto as células reprodutoras, como o óvulo e o espermatozoide, se dividem por meiiose, para se manterem com a metade do número de cromossomos, por causa da fecundação que futuramente irá ocorrer.

G disse...

Nome: Sara Batista, Mariane Bessa, Natália Oliveira, Lucas Martins e Mariana Amorim
Número: 33, 28, 29, 24, 26
Turma:211MC.

1- A princípio a ovelha foi clonada a partir de uma célula somática da glândula mamária, onde houve a transferência do núcleo da célula de uma ovelha branca para um óvulo de uma ovelha negra sem o núcleo. Sendo assim a célula se comportou como um óvulo que foi fecundado. E mesmo dolly sendo gerada em uma ovelha negra nasceu branca igualmente a dona do núcleo.

2- A ovelha nasceu branca mesmo sendo gerada na ovelha negra, pois o núcleo da célula da ovelha branca foi transferido pra a célula da ovelha negra, e então dolly nasceu como a ovelha que deu o núcleo.

3- Pois foi descoberto que a célula somática é capaz de dar origem a diversos tipos de tecidos.

4- São células capazes de dar origem a qualquer tipo de célula do organismo.

5- Mitose. Os tecidos do nosso organismo são formados por células somáticas e essas células têm como objetivo adquirir o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

Maria Eduarda, Laís, Larissa, Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Eduarda, Laís, Larissa, Mariana disse...

nomes: Laís, Larissa, Maria Eduarda e Mariana Castro
Números: 21,22,25,27
1- Porque os clones idênticos tem o mesmo genoma
2- Células somáticas são aquelas que tem o numero total de cromossomo 46, sendo assim todas são somáticas menos as reprodutivas
3- Os Blastocitos
4-Célula-tronco embrionária (pluripotente) são células primitivas (indiferenciadas) de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo
5-Ocorre por mitose, porque é um processo de divisão celular onde a célula mãe se duplica originando outras duas células idênticas com a mesma genética essas são as células que formam organismos e farão sua manutenção.

Anônimo disse...

Nomes : Johann (16) , Fellipe Schocair(9) , Gustavo Rosssignoli ,Jullia Mendonça (19) ,Felipe Lacerda Aumeida.
Turma:211/mc

1-Gêmeos Idênticos também são considerados idênticos geneticamente, por se originarem da divisão do mesmo óvulo fertilizado, então com isso são considerados clones naturais.
2-Célula somática é qualquer célula do organismo multicelular que não está envolvida na reprodução, tal como as célula da pele.
São células que o núcleo pode dividir apenas por mitose, diferente das células germinativas, que podem ocorrer a meiose, para a formação dos os gametas
3- A célula que se fixa no útero é chamada de blastocisto, ele é um embrião com mais de cem células.
4-São as células que vão originar centenas de tecidos do corpo.
5-Todos os tecidos do nosso corpo são formados através da mitose. Resumindo, todas as células que encontramos no nosso corpo são formadas por mitose, menos as células somáticas ( espermatozóide e óvulo) que são formados pelo processo da meiose.

Bárbara, Gabriel, Gabrielly, Helen e João Pedro disse...

Números: 4 - 11 - 12 - 14 - 15
Turma: 211MC

1- O grupo entendeu que os gêmeos idênticos são considerados clones porque se originam de um mesmo óvulo fecundado, que se divide. Assim, ambos os gêmeos conservam totalmente as informações genéticas da célula-mãe.

2- Para o grupo, as células somáticas são aquelas constituintes de todos os tecidos do corpo e que possuem o número diploide (2n) da espécie. Todas as células somáticas originaram-se inicialmente do zigoto.

3- Na opinião do grupo, a estrutura que se fixa no útero é o blastocisto, ou seja, o embrião propriamente dito após 72 horas passadas.

4- Entendemos que as células-troncos embrinárias pluripotentes são aquelas que se localizam dentro do blastocisto, e que é a partir delas que são formados os diversos tecidos do corpo humano.

5- Os processos de formação dos tecidos humanos ocorrem por meio de mitose, visto que devem-se originar apenas células idênticas à célula-mãe, fato que só ocorre na mitose. O que diferencia um tecido de outro é uma espécie de "mutação" que ocorre nas células-troncos embrionárias pluripotentes.

Anônimo disse...

Nomes: Ana clara, Ana Paula, Beatriz Borges e Clarice
Numeros: 02,03,05 e 07

1-São gêmeos identicos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. Possuem o material genético idêntico a partir de uma célula somática.

2- São células responsáveis pela formaçãao, recuperação e manutenção das estruturas de todo o corpo. Todo corpo tem vários cromossomos.

3- Aestrutura é o blastocito.

4- São células internas de blastocito, que originam os vários tecidos responsáveis pela composição do corpo humano.

5- Ocorre por meio da mitose, pois é uma regeneração de tecido. Formado por células somáticas e essas células originam-se pela célula mãe.

Ivana disse...

Nome : Camila (06) ,Fernanda (10) ,Juliano (18) ,
Turma : 211MC

Melhorar a resposta número 2