quinta-feira, 18 de agosto de 2011

2ª Aula - 211MD - Clonagem Reprodutiva

2ª aula

Clonagem Reprodutiva

O nascimento da ovelha Dolly possibilitou que passássemos a avaliar a clonagem humana como algo viável. Paralelamente, trouxe opções das quais poderíamos nos beneficiar: desde a possibilidade de pessoas que precisam ser transplantadas conseguirem órgãos compatíveis; à esperança de ter de volta aquele ente querido que morresse; ou mesmo a realização da ideia de se tornar imortal. Além disso, também trouxe muitas discussões, dúvidas e posicionamentos favoráveis e não favoráveis.
Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

Tal novidade abriu portas para novas pesquisas, uma vez que até então se acreditava que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes. Por outro lado, a experiência com Dolly levantou um grande número de desafios. Um dos primeiros inclui o fato de esses procedimentos, até agora, provocarem um alto índice de tentativas malsucedidas até que se consiga que uma gestação vá até o fim. Outro ponto significativo é a questão de como driblar os problemas de saúde que a grande maioria dos indivíduos clonados tem apresentado – inclusive o envelhecimento precoce. Dolly, por exemplo, desenvolveu artrite precocemente, o que não costuma acontecer em indivíduos com a idade que tinha na época.

Assim, surgem novas questões interessantes, como: será que a clonagem humana é realmente possível? Se sim, será que tal procedimento é ético? Quais seriam os riscos e as implicações desse fato? O que fazer com os possíveis clones que nascerão com deficiências significativas e que forem rejeitados pelas suas famílias? Talvez prevendo as implicações éticas dessa questão, em 2003 foi assinado um documento no qual diversos países, inclusive o nosso, buscam proibir esse tipo de clonagem em humanos, denominada clonagem reprodutiva.

Por outro lado, surge uma nova possibilidade: a clonagem terapêutica, também – e mais adequadamente – chamada de clonagem para fins biomédicos, clonagem para a pesquisa terapêutica, ou clonagem investigativa. Esta se diferencia da clonagem reprodutiva porque não tem como objetivo a implantação da célula, o que inviabiliza a possibilidade de se gerar um novo ser vivo, clonado. Assim, permitiria com que, a partir de células capazes de se diferenciar, qualquer tipo de tecido fosse formado; driblando muitas das implicações éticas significativas que a clonagem reprodutiva apresenta

.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Qual foi o procedimento utilizado para a clonagem da ovelha Dolly?

2- A partir de seus conhecimentos a ovelha Dolly tinha cor branca ou preta? Justifique sua resposta.

3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para se obter um clone. Explique o porquê desta escolha?

4- Por que foi utilizado o óvulo para receber o núcleo de uma célula somática e não qualquer outra célula do organismo?

5- Cite a(s) opinião(ões) do grupo em relação a pesquisa referente a clonagem.

10 comentários:

Adrielle, Ane Caroline, Anna Carolina, Christiane e Gabriela disse...

Nomes: Adrielle, Ane Caroline, Anna Carolina, Christiane e Gabriela
Nºs: 01, 03, 04, 08 e 15
Turma: 211MD

1- A partir de uma célula somática diferenciada, criada a partir do nucleo de uma celula somatica mamaria de uma ovelha branca para um ovulo sem nucleo de uma ovelha negra.
2- Branca, pois apesar de ter sido gerada por uma ovelha negra, ela nasceu igual à doadora do núcleo.
3- Pois esse tipo de célula pode gerar qualquer tipo de célula ou tecido.
4- Pois ali ele poderia ser fecundado.
5- Ao ser descoberta a possibilidade de ser clonar um ser vivo, várias portas se abriram para a ciência, como por exemplo, descobriram que células somáticas poderiam sim ser capazes de originar diversos tipos de tecidos. E assim como a clonagem pode curar vários tipos de doenças, a clonagem reprodutiva pode gerar sérios problemas para o ser clonado e o ser gerado, portanto somos contra à clonagem reprodutiva que muitas vezes visa substituir aquele que já se foi. Porém clonagens terapêuticas e outras que favoreçam o desenvolvimento da ciência sem afetar a sociedade é algo benéfico, e por isso apoiamos.

Débora e Amanda disse...

Débora e Amanda
09 e 02
211MD

1- Foi usada uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra.

2 - Era branca, a célula somatica passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo, que éra uma ovelha branca.

3 - Por que na celula somatica tem os cromossomos que contem genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente.

4 - Porque o óvulo, quando fecundado, tem mecanismos, para nós ainda desconhecidos, para reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos, o que ocorre no processo normal de fertilização.

5 - É muito bom por um lado, pois é muito raro conseguir orgaos para serem doados, por outro lado, é muito complicado, pois a clonagem pode causar muitas implicações, como deficiencias

Augusto, Brunno, Gabriel, Guilherme, João victor disse...

1- Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha para um óvulo sem núcleo.
2- Branca, Porque ela nasceu idêntica a dona do núcleo que era uma ovelha branca.
3- Elas utilizaram a célula somática pois é a soma do gameta masculino com o gameta feminino, tento todos os genes idênticos a ovelha anterior, tento então a solução para ter um clone idêntico.
4- Porque apenas o óvulo poderia gerar um novo ser, ou seja, um embrião com células iguais.
5- Em nossa opinião, essas pesquisas mostram que esses estudos mesmo sendo novos podem render frutos para a humanidade no futuro, mas para evoluir, é necessário um maior investimento para essa área da ciência e conseqüentemente o resultado vai se tornar melhor e benéfico para toda a sociedade.

Dóris, Fabiana, Isabela, João Felipe disse...

1- Dolly foi criada a partir de uma celula somatica feita com um nucleo de uma célula somática da ovelha branca que possuia estrutura nucloear e com um óvulo sem nucleo de uma ovelha negra, e a ovelha resultante que foi nomeada de dolly ficou com todas as caracteríticas da ovelha que doou o material genético.
2- A ovelha ficou branca, pois manteve as características da ovelha que doou o material genético.
3- Porque ao se juntar com o ovulo daria a quantidade certa de cromossomos, possibilitando assim a criação de um indivíduo teoricamente saudável
4- Porque o óvulo tem metade dos cromossomos e ao se juntar com a célula somática daria o número correto. E o óvulo recebe estimulos para se multilicar e dar origem ao embrião

5-O grupo concordou que os esperimentos de clonagem são um grande avanço científico, pois como no caso de doação de células tronco uma clonagem poderia salvar uma vida.

Marcelo , Rodrigo , Matheus , Vitor disse...

Marcelo nº22
Rodrigo nº30
Vitor nº34
Matheus nº25

1- Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

2-Era branca, a célula somatica passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo, que éra uma ovelha branca.

3-Elas utilizaram a célula somática pois é a soma do gameta masculino com o gameta feminino, tento todos os genes idênticos a ovelha anterior, tento então a solução para ter um clone idêntico.

4-Porque o óvulo tem metade dos cromossomos e ao se juntar com a célula somática daria o número correto. E o óvulo recebe estimulos para se multilicar e dar origem ao embrião

5-Ao ser descoberta a possibilidade de ser clonar um ser vivo, várias portas se abriram para a ciência, como por exemplo, descobriram que células somáticas poderiam sim ser capazes de originar diversos tipos de tecidos. E assim como a clonagem pode curar vários tipos de doenças, a clonagem reprodutiva pode gerar sérios problemas para o ser clonado e o ser gerado, portanto somos contra à clonagem reprodutiva que muitas vezes visa substituir aquele que já se foi. Porém clonagens terapêuticas e outras que favoreçam o desenvolvimento da ciência sem afetar a sociedade é algo benéfico, e por isso apoiamos.

Matheus , Matheus Andrade, Vinicio, Vinicius ,Vitor disse...

Nomes: Matheus , Matheus Andrade , Vinicio , Vinicius , Vitor .
N: 23, 24, 31 ,32 ,33
turma: 211 MD

1- Foi a partir de uma célula somática diferenciada elaborada a partir da transferência do nucleo de uma célula somática para o óvulo sem nucleo

2-Apesar dela ter sido gerada por uma ovelha negra, Dolly nasceu idêntica a dona do nucleo que era branca

3-Tal célula passou a se comportar como um óvulo que acabou de ser fecundado

4-O óvulo permite a produção de qualquer tecido em laboratório

5-A partir da descoberta de poder clonar um ser vivo, os cientistas começaram a ter oportunidades para desenvolver esse trabalho expandindo o conhecimento sobre produzir os orgãos para aumentar nossos horizontes de vida

Luan, Nilton, Paula, Thaynah, Paulo Victor. disse...

Nome: Luan, Nilton, Paula, Thaynah, Paulo Victor.
Nº: 22, 25, 26, 30, 35.
Turma: 211 MD

1- Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra.Essa célula passou a ser um óvulo fecundado, fazendo com que Dolly passe a ser idêntica a dona do núcleo.

2- Branca, pois apesar dela ter sido gerada por uma ovelha negra, ela nasceu idêntica a dona do núcleo que era branca.

3- Pois somando a célula do gameta masculino e a do gameta feminino, temos genes idênticos a da ovelha " mãe ", tendo então um clone idêntico.

4- Pois a partir do óvulo junto ao espermatozóide vai dar origem ao embrião.

5- Não concordamos, pois achamos que o que já foi criado não deve ser criado novamente, mas outros tipos de clonagem que proporciona o avanço da ciência e não afetam a sociedade, pode ser benéfico, como duplicar um órgão ou um tipo de sangue raro.

Anônimo disse...

Marianna,Monique e Paola.
211MA - 27,30 e 36

1 - O caso da ovelha Dolly em que tal procedimento foi feito a partir de células somática adultas,tendo assim a elaboração a partir da tranferência do núcleo da tal célula somática com a glândula mamária de uma ovelha branca,para um óvulo sem núcleo,de uma ovelha negra.Essa célula começou a se comportar da mesma maneira que o óvulo que foi fecundado e mesmo ela ter sendo gerada por uma ovelha negra,dolly acabou nascendo idêntica á dona do núcleo.

2- A ovelha Dolly tinha cor branca.Pois Dolly nasceu idêntica a ovelha branca á que é dona do núcleo.

3- Porque a soma total do gameta feminino e masculindo,vai gerar genes idententico a da celula mae,sendo assim,ocorerá um clone.

4- Porque o ovulo junto ao espermatozoide daria origem ao embrião.

5- A opniao do grupo em relaçao a clonagem mostra que a ciência esta cada vez mais evoluida,
e que em caso de doação de celula tronco,a clonagem poderia ate salvar uma vida.

Raabe,Viviane,Lídia,Renata,Raquel disse...

Nome:Raabe,Renata,Viviane,Lídia,Raquel
Números:27,29,34,21,28
Turma:211MD

1)O esvaziamento do núcleo de um óvulo de uma ovelha negra,nele foi implantado o núcleo de uma célula somática(mamária) de uma ovelha branca.
2)Branca,pois do genoma da ovelha negra ela não tinha nada.O útero de tal ovelha serviu como uma ''barriga de aluguel'',pois o que estava nele foi o óvulo da ovelha negra vazio com o genoma completo (célula 2n) da ovelha branca.
3)Pois são nas células somáticas de qualquer espécie que está o genoma completo,ou seja,o número completo de cromossomos da espécie com todas as informações genéticas do indivíduo.
4)Pois é a partir dos tecidos do óvulo que se dá origem a placenta,local onde o bebê tem todos os nutrientes necessários para ser gerado.
5)A clonagem é um processo complexo que engloba diversas questões e temas,como variados assuntos referenciais retratando a técnica,assim como o exposto inclusive por novelas e artigos crônicos jornalísticos.A opnião do grupo reflete no bem da comunidade e os integrantes individuais da sociedade,de modo que não apoiamos a clonagem para seres humanos no período atual,já que acarretaria em distintos danos prejudiciais ao órgão público,como falsificação de identidade,furto progressivo,produção em massa,etc.;a adesão ao processo só seria viável numa época em que a educação e o pacifismo fossem realidades presentemente ativas no ambiente comum,pois tais critérios seriam relativos a boa utilização da manipulação dos efeitos da clonagem.

Fernanda disse...

1. Foi usada uma célula somática diferenciada, a partir do esvaziamento de uma célula e da transferencia de um núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca.
2. Branca, pois nasceu identica a doadora do núcleo.
3. Na célula somática tem o total de cromossomos e podem gerar qualquer tecido.
4. Colocando o núcleo da ovelha dentro de um óvulo, ele estaria fecundado, já que estaria com o total de cromossomos e geraria um embrião.
5. Contra a clonagem de um ser, mas a favor de clonagem terapeutica, já que poderia substituir a doação de órgãos. Além disso o organismo teria menos chances de rejeitar o novo órgão do que atualmente, com as doações.