quinta-feira, 18 de agosto de 2011

2ª Aula - 211MC - Clonagem Reprodutiva

2ª aula

Clonagem Reprodutiva

O nascimento da ovelha Dolly possibilitou que passássemos a avaliar a clonagem humana como algo viável. Paralelamente, trouxe opções das quais poderíamos nos beneficiar: desde a possibilidade de pessoas que precisam ser transplantadas conseguirem órgãos compatíveis; à esperança de ter de volta aquele ente querido que morresse; ou mesmo a realização da ideia de se tornar imortal. Além disso, também trouxe muitas discussões, dúvidas e posicionamentos favoráveis e não favoráveis.
Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado e, apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo.

Tal novidade abriu portas para novas pesquisas, uma vez que até então se acreditava que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes. Por outro lado, a experiência com Dolly levantou um grande número de desafios. Um dos primeiros inclui o fato de esses procedimentos, até agora, provocarem um alto índice de tentativas malsucedidas até que se consiga que uma gestação vá até o fim. Outro ponto significativo é a questão de como driblar os problemas de saúde que a grande maioria dos indivíduos clonados tem apresentado – inclusive o envelhecimento precoce. Dolly, por exemplo, desenvolveu artrite precocemente, o que não costuma acontecer em indivíduos com a idade que tinha na época.

Assim, surgem novas questões interessantes, como: será que a clonagem humana é realmente possível? Se sim, será que tal procedimento é ético? Quais seriam os riscos e as implicações desse fato? O que fazer com os possíveis clones que nascerão com deficiências significativas e que forem rejeitados pelas suas famílias? Talvez prevendo as implicações éticas dessa questão, em 2003 foi assinado um documento no qual diversos países, inclusive o nosso, buscam proibir esse tipo de clonagem em humanos, denominada clonagem reprodutiva.

Por outro lado, surge uma nova possibilidade: a clonagem terapêutica, também – e mais adequadamente – chamada de clonagem para fins biomédicos, clonagem para a pesquisa terapêutica, ou clonagem investigativa. Esta se diferencia da clonagem reprodutiva porque não tem como objetivo a implantação da célula, o que inviabiliza a possibilidade de se gerar um novo ser vivo, clonado. Assim, permitiria com que, a partir de células capazes de se diferenciar, qualquer tipo de tecido fosse formado; driblando muitas das implicações éticas significativas que a clonagem reprodutiva apresenta

.


Após a leitura do texto e discussão com o grupo, responda as questões:

1- Qual foi o procedimento utilizado para a clonagem da ovelha Dolly?

2- A partir de seus conhecimentos a ovelha Dolly tinha cor branca ou preta? Justifique sua resposta.

3- Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para se obter um clone. Explique o porquê desta escolha?

4- Por que foi utilizado o óvulo para receber o núcleo de uma célula somática e não qualquer outra célula do organismo?

5- Cite a(s) opinião(ões) do grupo em relação a pesquisa referente a clonagem.

8 comentários:

Tulio, Rudá, Vitor Guerrero e Vitor Gomes disse...

1 - O núcleo utilizado no processo de clonagem foi originado de uma célula da glândula mamária de uma ovelha .

2 - Tinha cor branca, como usaram o DNA de uma outra ovelha que teria a cor branca como pigmento de sua pele, portando a Dolly teria nascido com sua cor respectivamente branca .

3- A proposta seria retirar-se o núcleo de uma célula somática, que teoricamente poderia ser de qualquer tecido de uma criança ou adulto, inserir este núcleo em um óvulo e implantá-lo em um útero. Se este óvulo se desenvolver teremos um novo ser com as mesmas características físicas da criança ou adulto de quem foi retirada a célula somática.

4 - Pois o óvulo, em seu núcleo, há apenas 23 cromossomos, e é uma célula que se divide mais facilmente, então, um óvulo sem núcleo recebeu um núcleo com 46 cromossomos, sendo assim o óvulo se comportou como um óvulo recém-fecundado, formando uma célula ovo, e dessa forma, possibilitou-se a clonagem.

5 - A clonagem reprodutiva pode ajudar as pessoas que precisam de um transplante e não acham órgãos compatíveis, a salvar pessoas de doenças diferenciadas, mas apesar disso, a tecnologia mundial ainda tem que chegar a um outro nível, para que dessa forma não haja como falhar em tentativas feitas com o objetivo de ajudar.

GMC disse...

Nome: Sara Batista, Mariane Bessa, Lucas Martins, Pedro Saturno, Mariana Amorim e Natália Oliveira.
Numero: 33, 28, 24, 31, 26 e 29.
Turma:211MC

1- A ovelha Dolly foi criada a partir célula somática, onde foi transferido o núcleo de uma célula somática da glândula mamaria de uma ovelha branca, para um óvulo sem núcleo de uma ovelha negra e assim Dolly nasceu igual à dona do núcleo apesar de ter sido gerada em uma ovelha negra.

2- Branca. Apesar de ter sido gerada por uma ovelha negra, a dona do núcleo que lhe deu origem é uma ovelha branca. Sendo assim, ela é branca.

3- Pois uma célula somática de mamífero, já diferenciada, poderia ser reprogramada ao estágio inicial e voltar a dar origem a qualquer tipo celula novamente.

4- Pois ela é uma célula haploide, ou seja, uma célula de reprodução que dá origem à placenta. E o óvulo é capaz de gerar o DNA tornando-o ativo.

5- É uma passo a frente na ciência, ainda gera muita polêmica, mas é um assunto interessante independente disso.

Laís, Larissa, Maria Eduarda, Mariana Castro disse...

Nome:Laís, Larissa, Maria Eduarda, Mariana Castro.
n°: 21,22,25,27
211MC

1) A ovelha Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada que foi elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Essa célula então passou a ser como um óvulo que foi fecundado, então Dolly nasceu idêntica à dona do nucleo concluindo-se assim o processo de clonagem.

2) A ovelha tinha cor branca pois os pesquisadores uniram uma célula da glândula mamária de uma ovelha de cor branca com um óvulo de uma ovelha de cor preta sem núcleo e apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo que era branca.

3) Os cientistas utilizaram o núcleo de uma célula somática para realizar a clonagem porque ela seria utilizada como um espermaozóide fecundando o óvulo, sendo assim um método artificial obtendo-se um clone.

4)A cópia geneticamente idêntica é produzida a partir de uma célula somática diferenciada. Isto foi conseguido através da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha que originou a Dolly para um óvulo enucleado. Surpreendentemente, este começou a comportar-se como um óvulo recém-fecundado por um espermatozóide.sto provavelmente ocorreu porque o óvulo, quando fecundado, tem mecanismos, para nós ainda desconhecidos, para reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos, o que ocorre no processo normal de fertilização.

5) Alguns membros do grupo são a favor e outros são contra pois um ser clonado em na sociedade de hoje poderia ser discriminado por ser um ser 'diferente'. Porém a clonagem seria uma forma boa de possibilitar as pessoas de conseguirem orgãos compatíveis evitando muitas mortes.

oi disse...

nomes: amanda alves n°01
julia raggi n°17
karina nagueira n°20
turma: 211 mc

1-Dolly foi clonada a partir de uma célula somática, o qual o núcleo de uma célula mamária da Dolly foi pra célula sem núcleo da ovelha negra, e esta célula se comportou como um óvulo fecundado.

2-Branca, pois apesar de terem usados o DNA de uma ovelha preta ela continuou sendo branca, porque foi gerada sem núcleo.

3- Porque célula somática é aquela que forma órgãos, pele e ossos, que forma todas as partes do corpo, com exceção das gametas.

4-Porque ela é uma célula haplóide, onde se origina a placenta, as células reprodutoras são células somáticas, onde o gameta feminino possui 23 cromossomos e a masculina 23 cromossomos também, quando elas se unem formando assim o zigoto ele possuirá 46 cromossomos.

5- Nos somos contra, é uma técnica sem interesse, muito cara, nos animais as chances são pequenas e nos seres humanos poder gerar muitas deficiências.

Ana Clara, Ana Paula, Beatriz Borges e Clarice disse...

numeros: 02,03,05,07

1-A partir de uma célula somática diferente. Funcionou assim: o núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha branca foi transferido para um óvulo sem núcleo de uma ovelha preta.

2- Branca, pois o núcleo utilizado foi de uma ovelha branca.

3- A célula somática funciona como um óvulo fecundado por um espermatozóide. Pois já tem 46 cromossomos.

4- Porque o óvulo é a única célula do corpo que tem capacidade de gerar um outro ser com células identicas.

5- A clonagem, em si, beneficiaria muito na área rural, assim como a ovelha Dolly, gado de boa qualidade pode ser clonado. Já a clonagem humana não é ética, em nossa opnião, pois tiraria a singularidade das pessoas, mas seria uma forma mais fácil de conseguir transplantes compatíveis.

Camila , Fernanda e Juliano disse...

Camila Boechat (06) ,Fernanda Guerrero (10) ,e Juliano Whitaker(18)


1-Foi usada uma célula somática diferenciada,feita a partir da tranferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo ,de uma ovelha negra.Essa célula começou a se comportar como o óvulo que foi fecundado e mesmo sendo gerada por uma ovelha negra ,Dolly nasceu igual a ovelha dona do núcleo.

2-Dolly era uma ovelha branca ,pois ela nasceu idêntica a dona do núcleo ,que também era branca.

3-Porque o núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gametas.

4-Porque é o óvulo que pode fecundar a célula e acaba formando o clone.

5-Somos contra ,afinal a vida não pode ser imitada ,artificialmente.Se Deus criou os seres humanos para serem unicos ,não é justo o homem querer recriar a vida de forma artificial.Apesar disso a clonagem de algumas células pode ajudar a salvar vidas.Por isso o tema divide opniões dentro do grupo.

Anônimo disse...

Nomes : Johann (16) , Fellipe Schocair(9) , Gustavo Rosssignoli ,Jullia Mendonça (19) ,Felipe Lacerda Almeida(8).
Turma:211/mc
1-Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Tal célula passou a se comportar tal como um óvulo que acabou de ser fecundado.
2-Apesar de ela ter sido gerada por uma ovelha também negra, Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo , nascendo assim branca.
3-Os cientistas usaram o núcleo da célula somática, pois um óvulo sem núcleo, assim “fundido” com o núcleo da célula somática é como se fosse um óvulo recém fecundado.
4-Porque o ovulo é capaz de receber um núcleo de uma célula somática e reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos e sendo como se tivesse sido fecundado.
5-A clonagem é um grande passo para a história da ciência, é uma descoberta altamente interessante por podermos criar um clone de algo, porém há seus pontos negativos, será que a clonagem humana seria correta, formar um indivíduo como você... fazer uma cópia do ser humano seria correto? Bem issas questões invadem nossas mentes, e ainda não sabemos se realmetne seria bom... Seria interessante conseguirmos fazer clones humanos, porém seria um clone como se não tivesse identidade. O que espero é que se um dia vir a ocorrer isso, que seja feito com cautela e com responsabilidade, e lógicamente só ser feito se for totalmente legalizado!

Bárbara, Gabriel, Gabrielly, Helen e João Pedro disse...

Números: 4 - 11 - 12 - 14 - 15
Turma: 211MC

1- O procedimento usado foi a união do núcleo de uma célula somática, da glândula mamária de uma ovelha, a um óvulo sem núcleo de outra ovelha. Após essa fusão, a célula passou a se comportar como um óvulo fecundado e deu origem à Dolly.

2- A ovelha Dolly tinha cor branca, porque herdou exatamente todas as informações genéticas, inclusive a cor, do núcleo de origem, o qual foi doado por uma ovelha branca.

3- Como não houve união de gametas (fecundação), o óvulo que daria origem ao feto deveria conter previamente o número total de cromossomos da espécie, e não a metade, como é de costume aos gametas. O núcleo de uma célula somática, por sofrer mitose, teria o número diploide (2n) da espécie e também daria orgiem a células idênticas à mãe, que formariam os tecidos do feto.

4- O óvulo foi utilizado como um receptor de um organismo “pré-montado”, em virtude de que, em uma situação convencional, seria o óvulo fecundado que desenvolveria o feto. Como não houve a fecundação (n + n), foi implantado um núcleo (2n) que substituiu (n + n = 2n) a ausência da troca de gametas.

5- Numa visão geral, o grupo é contra a clonagem reprodutiva, pois considera tal procedimento como antiético; porém, quanto à clonagem terapêutica, o grupo se posiciona de maneira favorável, pois acredita que essa seja a solução para alguns problemas de saúde pública.